top of page
Foto do escritorLilli

A Cabala e a numerologia

A Cabala, um sistema filosófico perfeito para o autoconhecimento!


O que é CABALA?


Cabala é um Sistema Filosófico de Vida de tradição Hebraica, Semita, criado a partir do Torá, o Livro Sagrado dos judeus, mas sem vínculo com a religião judaica. Cabala é uma palavra que vem do Aramaico e da palavra hebraica "LEQABEL", que significa "RECEBER".

Em algumas referências bibliográficas consta que no livro sagrado, a Torá, está escrito que Deus concedeu a Cabala ao patriarca Abraão, e que esse desenvolveu-a na Babilônia, antiga Suméria. Abraão organizou um grupo e desenvolveu este conhecimento baseado em apenas uma Lei: "Amarás a Adonai, teu Deus, em todo teu coração, em toda a tua alma e em todo teu pensamento". Em outras palavras, esta Lei quer dizer que " Amarás ao próximo como a ti mesmo". Já que Adonai, ou seja, Deus, está dentro de cada um de nós.

Abraão mudou-se para o Egito com seu grupo de estudiosos da Cabala, onde esta acabou por expandir-se através de José do Egito, mais conhecido como Hermes Trismegisto.


Baseando-se totalmente nos conhecimentos da Cabala, alguns Rabinos acabaram por desenvolver uma Ciência de conceitos numéricos, surgindo então a Numerologia Cabalística.

A Numerologia Cabalística (NC) combina-se com os fundamentos da Cabala. Sendo o sistema mais antigo que se conhece, utiliza a Tabela Caldeia, que se baseia no Alfabeto Hebraico, com suas 22 letras sagradas, que deram origem também aos 22 arcanos maiores do Tarô. A diferença entre a Cabalística e a Pitagórica é a tabela de conversão das letras em números.Mas assim como na Pitagórica, usa-se cálculos e relações geométricas. A Cabalística busca referências no Antigo Testamento para fundamentar sua origem, a importância dos números e sua relação com os nomes.


A Cabala não é um oráculo, mas sim um sistema filosófico de vida!

"Algumas referências citam que a NC originou-se da Gematria, um sistema contido no Torá e que consiste em atribuir um valor numérico às letras que compõe o alfabeto hebraico. O resultado da soma dos valores numéricos relacionados às letras de uma determinada palavra atribui a esta uma característica e uma energia específica. Desse modo, a Numerologia Cabalística seria apenas uma “versão” da Gematria adaptada ao alfabeto romano. O escritor Weber Malcher cita que: “O alfabeto hebraico é formado por 22 letras. Cada letra corresponde a um valor numérico. A tabela de conversão cabalística é diferente da pitagórica. As letras hebraicas são formas universais, o alfabeto genérico de todo o Universo. Essas letras atuam como “antenas” que estimulam e liberam formas da mesma energia de toda criação. Assim, o nome de uma pessoa é um código que o conecta a uma força específica. Interagir conscientemente com essas forças dá uma conexão direta com a alma e com o mundo espiritual, fazendo a pessoa nascer para a luz, para o sucesso, para a prosperidade, atraindo harmonia no lar, nos relacionamentos e nos negócios”, explica Weber." (fonte: site planeta esotérico)

Estudar a Cabala é fascinante!

Ela muda sua perspectiva sobre o mundo e as pessoas à sua volta, e revela partes em você cuja existência lhe era desconhecida. É uma viagem de descobertas acontecendo dentro de nós, afetando todos os níveis da vida: as nossas relações com os nossos parentes, amigos e colegas de trabalho.


A Cabala é um sistema filosófico perfeito para o autoconhecimento! Mas, entretanto, deve-se ter imenso cuidado para estudá-la com seriedade, pois há muitos que a utilizam como uma doutrina, magia negra e outras visões que distorcem completamente o seu sentido.

Infelizmente há muitas pessoas que mistificaram a Cabala!

Há hoje ofertas de cursos que vendem a falsa ideia de que através dela podem prever o futuro. Apenas grandes sábios bem versados na Torá tinham acesso à sua profunda essência. Hoje, mandar o povo estudar Cabalá sem nenhum critério, é como mandar uma pessoa que nem mesmo ingressou na faculdade, tirar um PhD...


Autoconhecimento é para todos. Mas nem todos conseguem entender a Verdade sobre si mesmo! A distorção em um entendimento de um arquétipo de si mesmo mesmo, pode levar a muitos conflitos mentais e por consequência, comportamentais de um indivíduo.


É preciso estudar a si mesmo com ajuda de Mestres competentes e que tenha o real entendimento dos conceitos e conhecimento da Cabala.


Assim como qualquer pessoa pode estudar a Cabala, mas correr o risco de uma má interpretação, ocorre também com a Numerologia Cabalística.

Qualquer pessoa pode ser um Numerólogo. Mas nem todos tem a capacidade de saber interpretar um Mapa Numerológico com a perfeita Visão do Conhecimento!

Como eu disse no início deste post, a palavra Cabala significa Receber, mas nem todos estão preparados para serem receptivos a saberem a Verdade sobre si mesmo!!


A Cabalá é comparada à proverbial "árvore da vida". É um estudo da vida, e assim como a vida não pode ser estudada num livro, mas somente através da própria vida, também o estudo da Cabalá somente é eficaz quando se pratica os seus ensinamentos em nossa vida diária.

33 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page